Na sua cidade

Como criar um movimento e estimular seu município a criar uma lei que garanta que as crianças da sua cidade tenham ruas livres para brincar em domingos e feriados.

1

Escute as crianças

Use metodologias diferentes para ouvir o que dizem as crianças da sua cidade e comunidade sobre onde e como elas gostam de brincar e como pensam a cidade. Elas terão muito a dizer. Você deve observar também as crianças pequenas e seus pais e cuidadores. Bebês e crianças pequenas dizem muito sobre ambientes só pela forma como se relacionam com ele.

2

Registre tudo

Anote a fala dela em mapas de brincadeiras, jogos e ocupação do bairro e mapas de desejo, filmes, cartas, desenhos, teatro etc.

3

Verifique o entorno

Mapeie no entorno com as crianças e aponte qual rua é acessível a elas que poderia ser fechada nos fins de semana e feriados.

4

Apresente a ideia

Chame as crianças e seus responsáveis a participar de uma tarde de brincadeiras numa parte segura da comunidade. Se elas toparem, apresente a ideia a elas e promova eventos na rua pedindo à Prefeitura para fechar o trânsito nos fins de semana. Normalmente, você faz esse pedido no departamento de transporte e uso do solo da Prefeitura da sua cidade.

5

Convite para jogos

Chame as crianças para brincarem ativamente de jogos como amarelinha, pular corda, jogos interativos. E o que mais elas quiserem brincar. Ah, e muito importante: deixe as crianças promoverem seus próprios jogos e brincadeiras e participe delas.

6

Crie um espaço mais calmo

Esse ambiente precisa ser ser acessível para pais e mães e crianças pequenas. Um tapete no chão com brinquedos de primeira infância, livros infantis, por exemplo, é um bom começo.

7

Promova o evento

Chame amigos e conhecidos para promoverem com você esse evento em mais lugares da cidade. Crie um movimento orgânico na cidade, que envolva as crianças, por ruas de brincar. Quanto mais ruas e crianças querendo brincar, melhor.

8

Abaixo-assinado

Com a comunidade engajada, é hora de partir para os processos mais burocráticos. Comece fazendo um abaixo-assinado e leve ao prefeito de sua cidade.

9

Fale com autoridades

Contacte vereadores e prefeito da sua cidade e fale com eles sobre a importância de aprovar essa lei, do quão importante será para as crianças e para a cidade. Também para seus pais e cuidadores, porque adulto também pode curtir o livre brincar. Se possível, as crianças e seus pais podem estar junto com você numa reunião com essas autoridades.

10

Modelo de Projeto de Lei

Pegue o modelo de projeto de lei nesse link e leve para essa reunião. Se possível registre essa visita e pegue assinaturas de comprometimento. Você pode levar uma carta onde os presentes assinem para registrar esse evento. Também tire fotos e torne isso público.

Uma criança, ou mesmo você, pode mudar uma cidade.