Pirilampo no Recife

O objetivo das ações do Pirilampo Criativo no Recife é transformar a forma como pais e filhos utilizam os espaços públicos.

No primeiro ano do projeto, crianças e adolescentes das favelas de Arruda e Cidade de Deus se uniram a crianças dos apartamentos de classe média do bairro de Graças para criar duas campanhas.

Após um ano de trabalho, desenvolvemos um movimento sem precedentes para a primeira infância em Recife

Ocupação de espaços públicos

Usando música, vídeo e festas de rua para motivar os pais a ocupar espaço público – parques, praças, ruas – com seus bebês e crianças pequenas.

Rua de Crianças: No documentário, crianças da comunidade Cidade de Deus e Graças imaginam uma cidade boa para crianças pequenas.

Se essa rua fosse minha: Crianças e moradores dos becos do Arruda falam da falta de espaço adequado para brincarem livremente, e sugerem a transformação da sua rua em praça em domingos e feriados.

Bebezinha, A cidade é sua: Videoclipe da música Brega-funk “Bebezinha”. O filme foi resultado de uma série de oficinas sobre espaço público e processo criativo feito com crianças do Arruda e Graças.

Projeto Ruas de Brincar

Festas de rua, publicidade na TV e na Internet, pesquisa e redação e advocacia política, para aprovar uma lei em Recife que facilita aos vizinhos fecharem suas ruas para que crianças pequenas possam brincar.

Resultados

Em um ano, criamos uma dezena de filmes e videoclipes vistos por quase um milhão de pessoas, e conseguimos nosso trabalho nas mídias mais importantes da cidade.

Mais importante, estamos à beira de uma lei municipal com amplo apoio público, que pode mudar a maneira como pais e filhos pequenos interagem com Recife.

Essa campanha está forte enquanto escrevemos e já temos o apoio prometido por líderes da maioria e das minorias na Câmara de Vereadores (legislativa municipal) e de vários setores do gabinete do prefeito, principalmente da Secretaria da Inovação Urbana.